HOME PAGE

GEHLEN

UCS- Contabeis

Economia

Links Uteis

Serviços Linkados

Trabalhos

Fotos e Imagens

Quero me manifestar

U C S

APESCONT

Contatos

Curiosidades em Economia
(Como Interpretar as notícias)

Taxa Selic  é a taxa de juro da economia e é definida numa reunião mensal do Comitê da Política Econômica (COPOM). Ela baliza todas as outras taxas de juros do mercado, como a do cheque especial e a do cartão de crédito. Um corte na SELIC é uma boa notícia, porque representa uma redução nessas taxas. Mas não é só isso. A SELIC também serve de parâmetro para o dinheiro emprestado às empresas. Quando a taxa cai, as empresas podem buscar mais empréstimo, investir mais, gerando mais empregos. Também é a taxa com que o Governo Federal capta recursos na venda de Títulos Mobiliários - Letras do Tesouro Federal, fazendo caixa frente ao fluxo de caixa negativo enfrentado pelo déficit fiscal.

Spred Bancário - O Spred bancário Brasileiro é o maior do mundo. Spread é a diferença entre o custo que as instituições financeiras tem para captar o dinheiro e o quanto elas cobram pafra emprestá-lo a você ou à sua empresa. Análise do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial mostrou que em 2003 essa dirferença superou aos 40%. Cerca de 11 vezes maior que em outros países em desevolvimento.

TJLP - Taxas de Juros de Longo Prazo - Os juros dos empréstimos do Bancos de Desenvolvimento são retultante da TJLP. É o dinheiro mais barato de que se tem notícias no mercado - mas o acesso é restrito.

Hedge - A empresa que faz um empréstimo vinculado ao dólar, faz um Hedge. Se ela opera no Brasil, o seu maior risco é que ocorra uma desvalorização do real. Nesse caso, ela precisará de mais reais para pagar a dívida. Para se proteger, a empresa pode fazer investimentos num fundo cambial. Assim, ela perde com a desvalorização mas repõe com o rendimento obtido na aplicação  atrelada à variação do dólar. Esta estratégia é o hedge.

Superávit primário - é a diferença entre as receitas e despesas do governo. Em acordo com o FMI, o Brasil primetia economizar 4,15% do PIB em 2003. As críticas dizem que com esta economia o Governo deixou de aplicar em projetos sociais, como educação e saúde.

Superávit anticíclico - quando as finanças governamentais entram em crise, aumenta a carga tributária e corta-se as despesas. Superávit anticíclico é reduzir a carga tribugária e provocar o cescimento econômico, elevando as reservas cambiais.

Balança Comercial - é o resultado direto entre importações e exportações.

Balança de Pagamentos -Consigna os ingressos e as saídas de moedas, incluso os investimentos (ingresso) e o pagamento das dívidas como seus serviços.

Bovespa fecha em alta de 2% - é a referência em relação ao dia anterior, com a venda da mesma quantidade de ações. Ele é medido em pontos e calculados a partir da evolução média das cotações das ações mais negociadas na bolsa.

Risco-país - O risco-país á calculado pelo Banco J.P.Morgan, onde mede a capacidade do país de honrar sua dívida. Na prätica, ele representa o retorno médio diário de títulos da dívida brasileira. Quando se diz que ele variou, a referência é o fechamendo do dia anterior.

BC enxuga o mercado de câmbio - compra em  excesso. O Banco Central pode comprar muitos dólares do mercado porque queria pressionar a subida da cotação da moeda americana.

PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO, é a soma expressa em REAIS ou DÓLAR AMERICANO, do valor monetário final de bens e serviços produzidos dentro do país no ano civil.

PIB per capita - é o PIB expresso na moeda escolhida, dividido pela número de habitantes na data do encerramento do período.

PND - PRODUTO NACIONAL BRUTO - é o PIB (interno) + o movimento de receitas externas, em empresas governamentais ou não, sediadas em outros países.

FORÇA DE TRABALHO - População Economicamente Ativa - é o total dos habitantes na faixa etária de 15 a 64 anos.

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - mede o bem-estar da população em três aspectos: (i) Vida longa e saudável (expectativa de vida da população); (ii) Conhecimento (Escolaridade); e (iii) Padrão de vida decente (PIB per capita).

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization)- O que é como calculá-lo? é uma medida de avaliação de desempenho que parte do lucro, ajusta agluns valores do resultado, estimando o fluxo de caixa gerado por atividades operacionaos. Assim, desconta do lucro, os valores que não afetam o caixa, como depreciaçOes e amortizações. Desconta-se ainda despesas financeiras de empréstimos e financiamentos - juros (interest), incluindo descontos aos clientes, juros pagos e fornecedores e outros.

O mesmo ocore com receitas, que podem englobar valores não relacionados com aplicções financeiras. O fato de não se conhecer a composição de receitas e despesas financeiras, adota-se a total exclusão de seus valores. O Imposto é o IR, portanto, sob lucro tributável. 

 

Resumo de alguns dados MACRO

PIB do RS (2002)